Treinamento capacita Calebes Goianos



Está chegando o início das férias inesquecíveis para quase 150 jovens adventistas de Goiás. Eles participam durante o mês de julho da Missão Calebe, onde equipes atuarão em diversas cidades do estado de Goiás buscando o fortalecimento ou surgimento da igreja adventista. Cada equipe de jovens evangelistas terá um líder e dois oradores.
Buscando aprender técnicas de evangelismo público e conhecer as atividades desenvolvidas a partir do dia 03 de julho, 38 jovens de todo estado estiveram reunidos no Centro Adventista de Treinamento e Recreação (CATRE), em Goiânia; entre os dias 18 e 21 de junho.
Durante o encontro eles aprenderam técnicas de oratória e as principais atividades dos calebes com o pastor Guilherme Chateaubriand, líder dos jovens adventistas na Associação Brasil Central (ABC). O pastor Antônio Ribeiro, líder de Evangelismo da Igreja em Goiás também falou aos participantes, incluindo a palestra sobre a “Arte de fazer apelos”.
O pastor Guilherme afirma estar animado para o projeto que está sendo realizado pela primeira vez no estado. Cidades como Goianésia, Cocalzinho, Nova Glória, Ipameri, Guapó, Trindade e Goiatuba estão no roteiro dos calebes goianos.

Distrito de Ceres une casais no Dia dos Namorados



No domingo, 13 de junho, após o culto, a igreja do bairro Vila Nova Esperança, na cidade de Ceres, interior de Goiás, promoveu um jantar para comemorar o Dia dos Namorados, reunindo casais de todo o distrito.

O encontro ocorreu no salão de eventos do Lions Clube da cidade. “Houve um incentivo para que os membros da igreja trouxessem as famílias pelos quais estavam orando e as famílias que estavam recebendo estudos bíblicos para que estes se familiarizassem com outros membros da igreja”, explica o pastor Alan Merigui.

Todas as mulheres receberam um vaso de flores e muitos homens tiveram a oportunidade de fazer uma declaração de amor para sua companheira.

A programação contou com uma reflexão sobre o sonho de Deus para o homem e a mulher através da história de Adão e Eva. Foram apresentadas também poesias, músicas e algumas dinâmicas para os namorados.

O pastor Merigui compartilhou a mensagem espiritual utilizando o texto de Provérbios 31:30, demonstrando a importância de aproveitar o período do namoro para fortalecer o companheirismo, a comunicação e o conhecimento um do outro e de ambos com Deus.

“Concluindo programa especial foi servido um delicioso jantar vegetariano”, encerra o pastor.

Por pastor Alan Merigui, com edição de Francis Matos

Distrito de Ceres capacita líderes de crianças e adolescentes




Coordenadores do Ministério da Criança e Adolescentes e lideres do Clube de Aventureiros Anjinhos participaram de um encontro distrital realizado no dia 12, no auditório da Câmara de Vereadores de Ceres, no interior de Goiás. Estiveram presentes cerca de 30 pessoas das igrejas de Carmo do Rio Verde, Castrinópolis, Central de Ceres, Espírito Santo, Itapaci, Jardim Paulista, Rialma e Vila Nova Esperança
O evento foi idealizado e coordenado por Ercília Rodoval de Lima, da igreja central de Ceres, e contou com a presença da professora Leila Oliveira, da Associação Brasil Central (ABC).
Após uma mensagem bíblica, pela manhã, Leila mostrou a programação da Escola Cristã de Férias e todo o seu potencial evangelístico, apresentando a seguir todo o material disponível para ser utilizado em todas as salas, do Rol do Berço a Adolescentes. Também falando aos participantes, o pastor distrital Alan Mereigui desafiou os coordenadores a realizarem uma cerimônia de formatura ao final do ano com os alunos do departamento infantil.
Foi feito ainda um forte incentivo para que todos participem da Convenção do MCA, organizado pela União Centro-Oeste Brasileira (UCoB), que será realizado nos dias 24 a 26 de setembro em Goiânia.
Logo depois do almoço, que foi oferecido pela igreja, o tema abordado foi o “Elo da Graça”, que pretende levar as crianças e adolescentes ao estudo da Bíblia de maneira dinâmica.
“Leila terminou sua fala contando um belo testemunho de como o Ministério da Criança fez a diferença na vida de uma criança que de comportamento difícil, mas que se tornou um pastor”, conclui o pastor Merigui.

Por Francis Matos, com texto e fotos do pastor Alan Merigui

Adventistas são convidados para projeto do MEC em Ceres

A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Ceres e de Carmo do Rio Verde foram convidadas para participar da 1ª Oficina de Formação de Mobilizadores em Ceres, que tem como objetivo principal orientar os voluntários no processo de conscientização das famílias sobre a importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos.
O pastor distrital, Alan Merigui, conta que, desde 2009 a igreja de Ceres foi convidada a pela Coordenadora Geral do Comitê de Mobilização pela Educação do MEC (Ministério da Educação) no município, Fátima José de Souza Oliveira, a fazer parte do Comintê. De acordo com ele, o convite aconteceu “pelo reconhecimento do esforço da Igreja Adventista pela educação através de suas escolas e serviços proporcionados as crianças e adolescentes por meio dos clubes de Aventureiros e Desbravadores”.
A meta dos integrantes desses comitês é o que sempre foi realizado pelos ministérios citados acima, com os desbravadores, aventureiros e a própria Educação Adventista”, explica o pastor.
Na oficina realizada em maio participaram dois membros da igreja: Luzia Maria Rosa, diretora da igreja da cidade de Carmo do Rio Verde e Gythãna Dantas Cidreira Merigui, representando as igrejas de Ceres e Rialma.
Durante o evento, os participantes puderam discutir o Plano de Mobilização Social pela Educação e receberam informações sobre a organização da educação brasileira e os principais programas de apoio à educação básica.
Divididos em grupos de acordo com os municípios de origem, os mobilizadores debateram a aplicação do conteúdo do Plano em suas comunidades e definiram estratégias de ação, onde as participantes adventistas tiveram a oportunidade de aplicar os princípios bíblicos para as propostas dando um eficiente testemunho.

Por pastor Alan Merigui, com edição de Francis Matos

Desafio une Desbravadores e Pequenos Grupos no Vida por Vidas de Ceres



O projeto “Vida por Vidas” no distrito de Ceres, no interior de Goiás, foi um grande sucesso, embora realizado fora da data oficial. A campanha de doação de sangue foi organizada pelo Clube de Jovens “Heróis da Fé” da Igreja Central de Ceres que motivou todo o distrito a um trabalho em conjunto. Foram arrecadas 77 bolsas de sangue que abastecerão todo o Vale do São Patrício e Região.
Tanto os membros da cidade de Ceres, quanto os da cidade vizinha Rialma convidaram toda a sociedade para participar através de faixas colocadas pela cidade, carro de som e entrevista e divulgação nas rádios locais, como a Rádio Legal FM 101,9.
Fazendo parte de um desafio, cada unidade do Clube de Desbravadores “Uirapuru” e do Clube de Aventureiros “Anjinhos”, participou uniformizada convidando pessoas que transitavam no centro da cidade, conduzindo os voluntários até ao Hemocentro de Ceres.
Os jovens visitaram algumas empresas solicitando alguns representantes para participarem do projeto. As igrejas menores (chamadas de grupos) das outras cidades do distrito de Ceres, como Rubiataba, Carmo do Rio Verde, Vila Nova Esperança, Castrinópolis, fizeram caravanas para também participar do projeto. “Recebemos também uma caravana dos jovens do distrito vizinho, vindos da cidade de Jaraguá”, conta o pastor Alan Merigui.
Os Pequenos Grupos da igreja Central de Ceres e da igreja de Rialma foram mobilizados e desafiados a trazerem seus membros para doarem sangue. Cada membro deveria trazer vizinhos, parentes e amigos para também participar.
“O Sucesso desta campanha se deu pela sabedoria dos jovens em utilizar a força dos Pequenos Grupos”, destaca o pastor Merigui. Cada doador recebeu uma camiseta promocional do projeto “Vida por Vidas”, adquiridas pela parceria do Clube de Jovens com as prefeituras de Ceres e Rialma e algumas empresas destas cidades.
As pessoas que não se encaixaram no perfil de doador tiveram a oportunidade de ganhar sua camiseta. Para isto ela precisava levar três doadores ao Hemocentro.
Passaram pelo Hemocentro de Ceres mais de 140 pessoas com a intenção de doar seu sangue, mas muitos foram recusados por terem tomado recentemente a vacina H1N1.

Por pastor Alan e Gythana Merigui, com edição de Francis Matos

Pessoas decidem estudar a Bíblia durante Gincana da Pizza dos PGs de Ceres



Comemorando o sucesso do projeto “Vida por Vidas”, quando foram coletadas 77 bolsas de sangue para o Hemocentro de Ceres, no interior de Goiás, foi organizada uma gincana com a participação dos Pequenos Grupos da cidade e do Clube de Jovens “Heróis da Fé”. O evento foi chamado “Gincana da Pizza”, e previa uma divertida e animada etapa de realização.
Durante o dia, cada unidade de pequeno grupo participou do Projeto Vida por Vidas doando sangue ou levando pessoas para doar. “À noite eles foram convidados a comparecer na Igreja de Rialma, com todos os seus membros e mais um amigo não batizado”, conta o pastor distrital Alan Merigui.
Com bandeiras, com material missionário em mãos e devidamente vestidos com as camisetas de seus pequenos grupos, cada líder de PG recebeu uma massa de pizza sem recheio algum. “O que fazer com esta massa de pizza?”, foi a pergunta respondida pelo pastor após louvor e oração.
Cada pequeno grupo foi desafiado a montar o recheio da pizza em uma hora sem poder voltar para casa. Para isso, cada unidade deveria visitar casas de amigos ou vizinhos, em busca dos principais ingredientes da pizza.
Cada pizza deveria ter no mínimo quatro elementos: molho, queijo, tomate e orégano, ou seja, no mínimo quatro casas seriam visitadas. Cada ítem a mais valeria bonificação para a equipe que poderia saboreá-la mais tarde.
Após dizer que pertenciam a Igreja Adventista e que estavam participando de uma gincana, podiam receber apenas um ingrediente por casa visitada. Depois de receberem o ingrediente era oferecida ao amigo visitado uma literatura evangelística. Para comprovar, em cada etapa da gincana uma foto era tirada.
Durante a visita era feito o convite para um estudo bíblico, que era mais um dos objetivos de cada PG na gincana: Fazer a inscrição de um estudo bíblico.
Enquanto isso, na cozinha da igreja de Rialma, sem que ninguém soubesse, as supervisoras Helieth, Ilda e Dilce, preparavam mais de 40 pizzas para serem dadas aos pequenos grupos que cumprissem com sua missão.
Muitos lares foram visitados durante esta diferente recreação. “Comentários como: “Eu não sabia que os adventistas eram um povo tão feliz assim”, ou “eu posso participar também destes pequenos grupos?”, foram dados aos montes”, conta o pastor Merigui. Entre os muitos que participaram o pastor destaca a residência do prefeito da cidade de Rialma, Edvaldo José da Silva, visitado pelo pequeno grupo Maranata.
Ao retornarem para a igreja os pequenos grupos contavam suas experiências na gincana. Mostravam sua pizza e quantos ítens elas continham, testemunhavam dos momentos de oração, da entrega da literatura e do convite para o estudo bíblico feito nos lares.
Depois de uma oração de consagração, cada PG se comprometeu com Deus de realizar o estudo bíblico que foi alcançado durante a gincana. Ao final as equipes receberam quatro pizzas grandes para saborear a vitória de terem participado do “Projeto Vida por Vidas”. “Foi muito bom terminar tudo em pizza, pelo menos deste modo“, brincou o pastor Merigui.

Por pastor Ana Merigui e Gythãna, com edição de Francis Mato

Rialma e Ceres recebem mensagens de esperança




Cerca de 230 pessoas uniram forças no interior de Goiás no dia 15 de maio. Juntas elas impactaram as cidades de Ceres e Rialma. No total, aproximadamente sete mil revistas que enfocam a importância do descanso no sábado foram distribuídas nos dois municípios.

Para isso as duas cidades foram divididas em 16 regiões. Treze delas ficaram sob responsabilidade dos Pequenos Grupos, e o restante com os Desbravadores, Aventureiros e colportores que participam do projeto Sonhando Alto.

Antes de saírem ao campo, os mensageiros da esperança foram motivados com uma mensagem espiritual, que enfocou a importância de espalhar a mensagem da esperança nas duas cidades. O orador foi o pastor Sérgio Paulo, diretor associado de Publicações na Associação Brasil Central (ABC).

“Cada líder de PG ficou com a responsabilidade de distribuir a revista “Tempo de Esperança” na região que lhes foi designada. Os demais membros foram motivados a participarem em um destes Pequenos Grupos”, explica o pastor distrital, Alan Merigui.

À tarde, durante o culto jovem, foi apresentada a história da colportagem (venda de livros religiosos e sobre saúde); enfocando a importância do evangelismo através da literatura.

Encerrando a programação, foram apresentados testemunhos do projeto Impacto Esperança nas duas cidades. Os participantes também foram orientados para o desenvolvimento do projeto Lares de Esperança, no dia 22 de maio.

Por Francis Matos, com informações e fotos do pastor Alan Merigui

Desculpem nos a Falta de Conteudo o Blog esta passando por reformas...

Precisa de Material?
Fale com a Gente:
jovensdeceres@hotmail.com